quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Maria, Mãe Imaculada



«Minha Mãe Imaculada, quero ser toda do Coração de Jesus, mas sendo tu minha mãe não quero dar um só passo sem ti… ». (Madre Conceição)


Como verdadeira carmelita descalça, a Madre Conceição de S. Jaime e Santa Teresa, tinha total confiança em Nossa Senhora, confiando-lhe a sua vocação e os seus anseios mais íntimos. E Maria, Mãe, Rainha e Formosura do Carmelo nunca lhe faltou com a sua maternal protecção. Na confiança filial, na oração e na arte (como se pode ver nesta sua bela pintura) a Madre Conceição manifestava o seu amor a Maria Imaculada.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Jesus: modelo dos contemplativos


«Trabalhemos como Jesus. O seu trabalho em Nazaré estava imbuído de vida interior: as mãos moviam-se, o rosto suava, os músculos mexiam-se, mas o coração permanecia recolhido em Deus, unido a Ele pela oração contínua, regulado pela obediência. Não fazia caso do que Lhe mandavam, porque o mandavam e como o mandavam, inspirado no zelo da glória de Deus e na salvação das almas» (Madre Maria da Conceição de S. Jaime e Santa Teresa, Pensamentos - 1963).

domingo, 18 de janeiro de 2009

A Madre Conceição sempre unida a Jesus Cristo


«Proponho-me evitar toda a imperfeição deliberada e trabalhar para diminuir os pecados e faltas semideliberadas. Convenci-me que devo tudo a Jesus Cristo e que até agora não fiz quase nada, senão pecar e perder tempo.
Diante de Jesus Crucificado proponho-me firmemente unir-me a Ele em todas as minhas obras e fazê-las como Ele as faria». (Exercícios Espirituais de 1958)

sábado, 17 de janeiro de 2009

Propósitos da Madre Conceição (dos seus escritos espirituais)


«Proponho-me a aproveitar todos os momentos… Aceitar tudo como mo deis… viver o momento presente e santificá-lo» (1956).

«Proponho-me fazer todas as coisas como as faria Jesus: 1º pensando em Deus; 2º amando a Deus; 3º fazer tudo, por ser a vontade de Deus». (1957).

«… não olhar nunca às causas segundas em todos os acontecimentos, senão só ao Pai que nos ama. Pai, não se faça a minha vontade mas sim a Tua». (1959).

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Pobreza Evangélica


«Quanta diferença entre a minha pobreza e a pobreza de Cristo! Cristo num pobre estábulo, e eu em acomodado aposento; Cristo alegra-se numa total penúria, e eu queixo-me de que me falta o não necessário; Cristo padece necessidades na habitação, alimentação e vestuário; e eu só desejo roupa delicada, comida saborosa e esplêndida habitação. Quando imitarei o que adoro?
Estarei sempre indiferente a viver em qualquer lugar, e a tomar qualquer alimento, ainda que seja o mais incómodo e vil, alegrando-me de sentir os efeitos da santa pobreza. Estando onde Tu quiseres, qualquer choça me servirá de palácio.
Ó, Senhor, que ouves o desejo do pobre, dá-me aquilo que o mais pobre dos pobres considere rico tendo-Te a Ti» (Madre Maria da Conceição de S. Jaime e Santa Teresa, Exercícios de 1957).

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O apostolado da Madre Conceição


Na sua vocação contemplativa, a Madre Conceição imolou-se cada dia, numa doação por amor, no silêncio e na humildade do Carmelo, oferecendo a sua oração pela salvação dos homens e pelas necessidades do mundo.

Num dos seus escritos, no Carmelo, ela escreveu «Procurei olhar Jesus no seu zelo pelas almas, para imitá-lo em Nazaré, na sua vida de trabalho e na sua vida apostólica. Quero, meu Deus, que toda a minha vida seja apostolado, à carmelita, oculta no Teu coração».

Foi imitando Jesus, na sua vida escondida de Nazaré, que a Madre Conceição se santificou e irradiou, à sua volta, a vida da graça.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Oração para pedir graças

Oração

Para implorar favores por intercessão da Madre Conceição, OCD.
(para uso privado)


Sagrado Coração de Jesus, a quem a Madre Conceição Vos rendeu a homenagem do seu amor e esquecimento total de si mesma pela glória do Vosso Reino: concedei-nos, pela sua intercessão, as graças que vos pedimos… (pede-se a graça que se deseja alcançar) com a esperança de que seja incluída no número dos Vossos Santos. Amem.

Coração de Jesus, eu confio em Vós! (três vezes)

(Com aprovação eclesiástica)

Para pedido de relíquias, estampas, publicações, donativos e comunicação de graças:

Monasterio de Santa Teresa de Jesus
Carmelitas Descalzas
C/ Teresas, 8
07003 Palma de Mallorca (Baleares)
España

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Biografia da Madre Conceição


Maria da Conceição de Oleza Gual de Torrella nasceu a 25 de Abril de 1905, no seio de uma das famílias mais importantes e abastadas, em em Palma de Maiorca.
Foi baptizada no dia seguinte na Paróquia de Santa Eulália de Palma de Maiorca.
Era a primogénita de nove filhos de uma família feliz. Seus pais, Jaime de Oleza e de Espanha e Maria da Conceição Gual de Torrella e de Villalonga, eram cristãos fervorosos e grandes devotos do Coração de Jesus.
Recebeu uma esmerada educação e formação humana, religiosa, cultural e artística.
Fez a sua Primeira Comunhão aos sete anos de idade.
Maria era uma exímia pintora e deixou-nos um vasto espólio que revela bem um sentido artístico apurado.
Simpática, bonita, elegante participava com entusiasmo em todas as festas e bailes, como era costume entre as pessoas da sua condição social.
Adorava a leitura, o desporto (ténis, natação e equitação) e cinema.
Aos 22 anos enamorou-se radicalmente por Jesus e iniciou um processo de discernimento vocacional.
Maria entrou no Carmelo a 24 de Outubro de 1928, dia de São Rafael. Contava então 23 anos.
No dia 25 de Abril de 1929 recebeu o hábito e tomou o nome de Maria da Conceição de São Jaime e Santa Teresa. No ano seguinte fez os primeiros votos e passados três anos fez a sua Profissão Solene como carmelita descalça.
Foi prioresa durante 21 anos, não consecutivos, e a que mais tempo exerceu o cargo desde a fundação do mosteiro em 1617.
Durante os 70 anos de vida religiosa, empenhou-se na santidade mediante o cumprimento da Regra e das Constituições, com um esforço constante e crescente «sem mitigação, até à morte».
Grande devota do Sagrado Coração de Jesus a Ele se consagrou e n’Ele estabeleceu a sua morada. Repetia continuamente a jaculatória «Coração de Jesus, eu confio em Vós».
Era de uma profunda humildade, duma caridade sempre em acção e duma esperança sempre renovada.
Viveu por amor e para o Amor, por isso pôde dizer no final da sua vida: «No Carmelo fui imensamente feliz».
Entregou a sua alma a Deus aos 93 anos de idade no dia 7 de Fevereiro de 1999.
Foi iniciada, a sua causa de canonização na diocese de Palma, como eco do seu odor de santidade que cada vez mais se espalha por toda a parte.

Causa de Canonização da Madre Conceição



Foi iniciada na diocese de Palma a causa de canonização da Madre Conceição de S. Jaime e Santa Teresa, carmelita descalça, do Mosteiro de Santa Teresa de Palma de Maiorca.