quinta-feira, 11 de março de 2010

Consagração ao Coração de Jesus (texto integral)


Acto de Consagração ao Coração de Jesus
(A Madre Conceição consagrou-se ao Coração de Jesus com esta fórmula, que apesar de não ter sido composta por ela, viveu-a, no entanto, intensamente, e agora constitui a sua melhor autobiografia)



Minha Mãe Imaculada, ainda que seja uma tua indigna filha, venho até ti pois sei que nesta ocasião te agradará o meu desejo. Quero ser toda do Coração de Jesus, mas sendo tu minha mãe não quero dar um só passo sem ti. Aqui tens a minha pobre consagração, acolhe-a como te aprouver e depois nas tuas puríssimas mãos, ou se achares melhor guardada no teu puríssimo Coração, apresenta-a ao Coração do teu Filho, e logo, Mãe querida, toma o encargo de ma fazer cumprir, a fim de que conste, eternamente, que tudo o que eu alcançar por esta via, a glória, depois do Coração de Jesus, se deve a ti.
Coração dulcíssimo de Jesus, meu Rei de bondade e de amor, quero ser tua por completo e para sempre. Aceito gozosa este pacto que desejas, tão doce e tão honroso, de cuidares Tu de mim, e eu de Ti, ainda que saias a perder. Aqui me tens, a mim e tudo que é meu; é tudo Teu. Faz o que quiseres, sem atender o meu gosto ou desconsolo que, ainda que morra em Ti esperarei e de Ti me fiarei. Aqui tens a minha alma com as suas potências e a sua liberdade, para que a uses sem limites. A minha salvação eterna, o meu grau de glória no Céu, e de virtude na terra, o meu progresso espiritual; em tudo nada quero que Tu não queiras, pois os meus interesses, agora, são os Teus. O meu corpo, a minha saúde e vida, dá-me o que Te agradar e na medida da Tua vontade. As minhas boas obras, feitas ou por fazer, até ao meu último instante, de pouco te servirão, mas quanto valham, aí as tens. Como não são minhas já não disporei delas, senão nos casos de obrigação, ou nas obras pedidas pela caridade, mas com a condição expressa de que sejam do Teu agrado. Quanto por mim oferecerem, durante a minha vida ou depois da minha morte. Os meus assuntos, a minha família, ofícios, projectos, amigos, obras de zelo, etc. Tu sabes melhor do que eu o que mais convém para a Tua glória e para o meu bem. Faz tudo como Te agradar, ainda que me custe. Em tudo isto quero fazer como se o êxito dependesse só de mim, mas que o resultado seja só Teu, não as minhas pobres diligências, mas que Tu leves tudo ao seu término.
Quero meu Deus, esquecer-me por completo de mim mesma, e de todo o interesse próprio, e confiar absolutamente em Ti, descansando com paz, segura e tranquila na Tua doce providência. Ajuda-me a consegui-lo.
Proponho-me fazer tudo quanto possa para não ter outro ideal na terra nem no céu que os teus santos interesses. Trabalhar para que reines em todos os corações, servindo-me, para isso, de todos os meios que estiverem ao meu alcance, a saber:
- Oração, o mais constante possível, pedindo o Teu reinado em todas as partes e a todas as horas: na Igreja, em casa e em todas as ocupações diárias.
- Sacrifício passivo de aceitação resignada e alegre, de quantos sofrimentos possam aparecer, dessas mil coisas pequenas que se oferecem diariamente, e de outras mais graves que a Providência permita, para que Tu reines;
e activo, com penitencias externas e vencimentos internos do meu carácter, feitio, paixões e más inclinações, sobretudo conseguindo, com valentia, a mortificação contínua nas mil pequenas coisas que se oferecem a cada momento.
- Actos de virtude, cumprindo com esmero os deveres de cada instante, dando muito bom exemplo, mas sem chamar a atenção em nada.
- Propaganda do que Tu me inspirares. E como vejo, com pena, que além de não reinares em milhares de corações, o Teu Santo Nome é ultrajado e traído por causa das nossas culpas, sobretudo as que tocam o Sacramento do Teu Amor, eu quero fazer o possível, com o sofrimento, preces e sacrifícios, vida santa, apostolado, para reparar a Tua honra e glória divinas e restituir-lhes, segundo a minha pequenez e miséria, a luz e o esplendor que Te é tão merecido.
Por último proponho:
- Vida Eucarística o mais intensa possível com a comunhão diária, sobretudo nas primeiras Sextas-feiras. Com visitas ao Santíssimo Sacramento, sempre que possível pessoalmente, e continuamente em espírito.
- Ler e meditar, quanto me for possível, coisas desta Devoção, para melhor conhecê-la, praticá-la e divulgá-la.
- Renovar todos os dias esta minha consagração com a maior seriedade.
Muito me determinei a fazer, Coração amabilíssimo, mas como Tu, mais do que eu, há-de ser quem agirá, não duvido em comprometer-me. Tudo espero de Ti, de mim não espero nada e alegro-me que assim seja, a fim de que eternamente conste que toda a glória é Tua e a mim não se deve coisa alguma. Amém.

1 comentário:

  1. Nossa muito linda..Pax et Bonum fica com Deus..
    Sejamos Santos,Sejamos SERVUS DOMINI..osculo Santo!!

    ResponderEliminar