sexta-feira, 3 de abril de 2009

Festa da Divina Misericórdia


Jesus nas suas aparições a Santa Faustina Kowalska pediu a devoção à Misericórdia Divina. São vários os elementos desta devoção, que embora pertença ao domínio das revelações particulares, é muito bela. Centrada em Jesus Cristo, fonte de Misericórdia e Amor, a devoção à Misericórdia Divina, faz-nos mergulhar no mistério do amor misericordioso de Deus. A devoção à Misericórdia Divina nada mais é que o Evangelho rezado e vivido.
Para além da imagem de Jesus, com os raios a brotar do Seu Coração, com a inscrição: «Jesus, eu confio em Vós», a devoção à Misericórdia Divina assenta nos seguintes elementos: Festa da Misericórdia Divina, Novena da Misericórdia e Terço da Misericórdia.
A Festa da Misericórdia Divina foi pedida por Jesus, e a ser celebrada no II Domingo da Páscoa (tradicionalmente designado por Domingo de Pascoela). O Papa João Paulo II, correspondendo ao desejo de Jesus, manifestado a Santa Faustina Kowalska, estabeleceu o II Domingo da Páscoa, como a Festa da Divina Misericórdia. Um acto importante, que manifesta a devoção do servo de Deus à Divina Misericórdia, mas que habitualmente, infelizmente, passa despercebido nas comunidades cristãs.
Como preparação para esta festa, Jesus pediu para se fazer uma novena preparatória a começar na Sexta-feira Santa e a terminar no Sábado antes do II Domingo da Páscoa. A novena, escrita por Santa Faustina, foi ditada pelo próprio Jesus.
O Terço da Divina Misericórdia é uma outra expressão desta devoção e pedido feito por Jesus a Santa Faustina. Jesus prometeu conceder graças abundantes a quem, com confiança, rezasse esta coroa em honra da Misericórdia Divina.
Mergulhemos na Misericórdia Divina e deixemo-nos transformar pelo Amor que brota do Coração de Jesus.

António José, ocds.

Sem comentários:

Enviar um comentário